Missão: Formação sólida e excelência em ensino

O IESA, Instituto de Educação Santo Antônio, é uma escola confessional católica, localizada em Nova Iguaçu, há 85 anos. É um centro de aprendizagem, de vida e de ação humana e cristã e faz parte da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria, de Bonlanden.

Num contexto de constante reflexão, pesquisa, estudo e capacitação dos educadores, a formação sólida e a excelência em ensino são binômios que conjugam a missão do IESA, a serviço do aluno e de sua família que buscam integrá-lo.

Formar e ensinar são os alvos que a Instituição se propõe atingir, em solidez e excelência. Para tal, acredita que a palavra é uma das mais importantes ferramentas desencadeadoras desse processo. No entanto, da tradição franciscana, surpreende o que diz o Santo de Assis: “Pregue o Evangelho. Se for necessário, use palavras”. Nessa visão, Palavra e Evangelho se fundem, dando vez e voz ao testemunho, ao exemplo. Pois Palavra e Evangelho é o próprio Cristo. Ele que, aprendendo a aprender, buscou solidez (sentido) de seu caminho e vida na amorosa vontade do Pai.

Perpassando a trajetória de Cristo e seus discípulos e discípulas – naquele tempo – notamos certa clareza na condução do processo norteador de sua missão (Jo 4, 5-42). Mas, por se tratar de uma mensagem inesgotável, faz-se necessário o constante indagar sobre a solidez e a excelência no modo de ser e de agir do Cristo. Por hora, a palavra tornada corpo, para o Instituto – palavra e exemplo – expressa a exatidão capaz de preencher o sentido do aprender a aprender. Seja partindo da base científica seja partindo da individualidade que se preza a cada um em suas diferenças. Por fim, como adequar a misericordiosa e transformadora, interpelativa e desconcertante proposta do Cristo no tempo hoje?

De questões como essa brotam o termômetro, o espírito que deve permear toda a estrutura e organização da Escola. Por isso, as Irmãs e colaboradores se esforçam em manter, através do Projeto Educativo, que a missão no IESA seja norteada pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, na experiência de seus fundadores.

Aprender a aprender com o Cristo seja a tarefa de cada um e de todo o corpo da Escola, visando que a formação seja sólida e o ensino, de excelência.