“VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE”Aos trinta anos de sua ausência entre nós, Irmã Maria Filomena Lopes Filha é para nós, inspiração para o agir do lema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano de 2020: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33.34).

No final da década de oitenta, a jovem Ir. Filó integrou a missão em nossa cidade. Com esmero, dedicou-se à coordenação pedagógica de nossa Escola, sem considerar menos importante o apoio às famílias carentes.

Motivada pela CF de 1986, que teve como lema “Terra de Deus, terra de irmãos”, a equipe educativa, sob sua coordenação, iniciou um projeto de construção de casas populares em regime de mutirão.

Esse projeto se deu com o objetivo de remover famílias da área de risco das enchentes no vizinho bairro da Viga, às margens do Rio das Botas.

Passaram-se cinco anos do Projeto, com o apoio de muitos, muitos amigos do bem. Esses que colaboraram na dinâmica do projeto que culminou na construção de cento e cinquenta e oito casas, duas creches, um posto de saúde, um salão e uma Igreja.  O mutirão inspirava gratidão, virtude prima irmã do amor de Jesus.

Mas uns poucos amigos do mal se infiltraram no Projeto, e seu mau gosto pela vida quis ofuscar o sonho da Irmã, que era o de “viver tornando a vida mais bela”. Por esses poucos de mau gosto, a Irmã perdeu a vida. E esses, o que ganharam para as suas vidas? Nesses trinta anos de memória da Ir. Filomena podemos uni-la à figura protagonista da CF deste ano: Santa Irmã Dulce dos Pobres. Ambas decidiram para suas vidas o seguimento de Jesus como consagradas religiosas. Ambas assumiram em suas vidas o projeto de Jesus: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

As Irmãs Santa Dulce e Filomena se identificam como duas boas comadres, vocacionadas ao testemunho do Reino. Mulheres fortes na fé e dedicadas a amar os irmãos e irmãos necessitados.

Irmãs Filomena e Santa Irmã Dulce, nessa pandemia do novo coronavirus, rogai por nós para que saibamos cuidar de nós mesmos e cuidar uns dos outros.